sábado, 29 de dezembro de 2012

As Aventuras de Pi - Yann Martel

 ___________________

#Sinopse

Capa do Livro
Um dos romances mais importantes do século, As aventuras de Pi é uma narrativa singular de Yann Martel que se tornou um grande best-seller. O livro narra a trajetória do jovem Pi Patel, um garoto cuja vida é revirada quando seu pai, dono de um zoológico na Índia, decide embarcar em um navio rumo ao Canadá. Durante a viagem, um trágico naufrágio deixa o menino à deriva em um bote, na companhia insólita de um tigre-de-bengala, um orangotango, uma zebra e uma hiena. A luta de Pi pela sobrevivência ao lado de animais perigosos e sobre um imenso oceano é de uma força poucas vezes vista na literatura mundial.


# O filme

Tornar belo e tangível aquilo que seria impossível é uma das marcas registradas do aclamado diretor Ang Lee (O tigre e o dragão). Em As Aventuras de Pi, Lee convida o espectador a um mergulho fantástico na divina história de um jovem que se vê em situações aparentemente surreais.Através de efeitos visuais deslumbrantes com tecnologia CGI combinados a um 3D sutil e muito bem aproveitado, Pi reconta sua vida a um escritor cético, porém disposto a ser surpreendido. 

O filme é uma adaptação de The Life of Pi, obra polêmica do canadense Yann Martel, acusado de ter plagiado Max e os Felinos (1981), do brasileiro Moacyr Scliar. Muito parecidas, as histórias se distanciam por pormenores e, na canadense, ainda conta com uma certa ironia em relação a acusação. Scliar escreve sobre um judeu que se vê preso com um jaguar em uma pequena embarcação. Já Martel coloca Pi (hindu, muçulmano e católico) com um tigre. E para aqueles que ainda têm dúvidas deste claro marcador, Pi, quando é questionado se também é judeu, responde: “Isso não”.

Cena do Filme "As Aventuras de Pi"


Rixas à parte, Lee é capaz de comover os espectadores assim como ambos escritores fizeram com seus leitores. Visual, emocional e espiritual são unidos em uma excelente e grandiosa adaptação que trata das micro e macro visões da vida, constantemente fundidas, formando paradoxos infinitos, nos quais o um é o todo e o todo é um. Impossível não se sentir parte do universo de Pi. 



Bastante preocupado com a conexão do espectador com o filme, Lee optou por um elenco formado basicamente por desconhecidos e chegou a trocar duas vezes o ator que faria o escritor. Na última, Rafe Spall substituiu Tobey Maguirepor Lee considerá-lo “famoso demais” e temer que tal fato comprometeria o foco do filme.Muito provavelmente é o que aconteceria. Mas nem todos são “carne nova”. Fugindo à regra estão Gerard Depardieu, que aparece brevemente, e a atriz Tabu,que faz o papel da mãe de Pi e é bastante reconhecida na Índia.Ainda assim, um rosto novo pras bandas de cá. Outra parte da viagem a este mundo magnífico se deve a atuação intensa do ator recém descoberto, Suraj Sharma, que faz Pi aos 17 anos. Brilhante.

Fonte: Jornal do Brasil

XXX

PS: Eu particularmente achei que o filme poderia ser melhor, mas não posso deixar de comentar que foi uma das histórias que mais mexeu comigo em todos os sentidos. A ligação de amizade que o personagem Pi tem com um tigre é realmente muito tocante, é uma lição de amor, amizade, vida e muita fé. Chorei "litros" no cinema e estou com muita vontade de ler o livro.

Cena do Filme "As Aventuras de Pi"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero saber o que você achou desse post com um comentário seu!