Nanismo é a condição de tamanho de um indivíduo cuja altura é muito menor que a média de todos os sujeitos que pertencem à mesma população. Admite-se que se pode chamar de nanismo quando o tamanho de um sujeito é bem inferior à média dos mesmos sujeitos, na mesma idade. Na espécie humana, em termos de adultos, o anão é uma pessoa que tem até por volta de 1,40 metro de altura.
Obs: não é Ananismo, é Nanismo mesmo.
Os anões na sociedade!!!
São discriminados pela sociedade de uma forma geral, não tendo chances de empregos em igualdade perante pessoas de estatura normal . Além disso, por possuírem uma característica física fora dos padrões, também são rotulados de pessoas com uma aparência feia, tanto corporal quanto facial. Muitos anões têm complexo de inferioridade e por isso, enfrentam problemas em estabelecer relacionamentos amorosos.
Outro fator bastante importante que não pode ser esquecido é a falta de acesso apropriado para os anões aos diversos bens públicos, como por exemplo, telefones e banheiros públicos.
Já nos meios de comunicação de uma forma geral também são tratados como pessoas muito diferentes do normal, sendo em muitas ocasiões, tratados como aberrações da natureza. Ainda é muito tímida a indignação da sociedade de uma forma geral e até mesmo dos anões contra esses preconceitos.
Porém, em agosto de 2007, começou a ser criada no Brasil a primeira associação de defesa dos direitos dos anões a nível nacional.
Anões na mitologia...
Os anões aparecem frequentemente nos mitos e lendas nórdicas e germânicas, onde são vistos como tendo seus próprios chefes e atribuições diversas; não são belos, mas de inteligência superior, muitos deles conhecem o futuro; e usam grandes barbas.
Na Edda em Prosa de Snorri Sturluson, os anões nasceram dos vermes que roíam o cadáver do gigante Ymir; mas conforme a versão descrita na Edda Poética (A Profecia da Vidente), eles surgiram dos ossos e do sangue do gigante Blain.
Snorri Sturluson não distinguiu os anões e os Elfos da Noite, ou elfos escuros (Svartálfar), mas enquanto os primeiros vivem em Nidavellir, um dos chamados Nove Mundos criados pelos deuses, e alguns deles habitam até mesmo em Midgard, os Elfos da Noite vivem em Svartalfaheim, situado logo acima de Niflheim. Mas de qualquer forma os anões são seres que vivem debaixo da terra, no subterrâneo, pois a luz tem o poder de transforma-los em pedra.
Os anões são hábeis artífices; são particularmente peritos no trabalho de forja, faziam não só armas dos deuses mas também as jóias das deusas; Thor lhes deve seu famoso martelo Mjölnir, Frey seu navio mágico e seu javali de ouro, Sif seus cabelos de ouro, Freyja seu colar de ouro Brisingamen, e Odin a lança Gungnir que nada podia deter; Odin também possuía o anel Draupnir, que, como o anel de Andvari, tinha o poder de multiplicar as riquezas de quem o tivesse em seu poder. Entretanto, os anões também possuem má reputação, pois são vistos usualmente como gananciosos, quando diante dos metais preciosos, e além disso ladrões e trapaceiros.
Obs: Edda é um manual islandês de poemas, que contém muitas histórias da mitologia nórdica. O trabalho foi escrito por Snorri Sturluson, um poeta, historiador e político islandês, por volta do ano 1220. Esse poema é dividido em três partes: Gylfaginning, Skáldskaparmál e Háttatal.
Anões famosos!!!
- Nélson Ned
- Maxuel Santana
- Tatiane Laia
- Claudinho Castro (O Anão da Dança do Quadrado)
- Pitoco (O Anão da Eliana)
- Tatoo (Ilha da Fantasia e Mercado Financeiro)
- Gary Coleman
O menor anão do mundo: (Anã)
Jyoti Amge: Com 58 cm de altura, ela ficou conhecido por ser a menor adolescente do mundo. Aparentemente ela irá ganhar seu próprio programa na TV britânica.
O maior anão do mundo:
Wee Man: Com 1,40 cm, ele ficou conhecido por participar da serie “Jackass”. Ele é possivelmente um dos anões mais reconhecidos pela geração de jovens de hoje e manda muito bem no Skate.
Existe uma lista dos anões mais conhecidos do mundo.
Clique Aqui e veja a lista dos 15 anões mais conhecidos do mundo.
Opa linkei la no blog.
ResponderExcluirValeu menino!
Otima materia!
Eu acho os anões muito bunitinhuuuuuuussssss....Eles são adultos e parecem criança. Legal sua matéria.
ResponderExcluirbjos
Olá
ResponderExcluirGostaria de fazer contato com anões, pois tenho uma produtora de eventos e tenho interesse em oferecer trabalho.
Contato pelo e-mail escolalilianmoema@yahoo.com.br
Falar com Lilian
Obrigada